terça-feira, 25 de março de 2008

Lust, Caution


Confesso que sou preconceituosa no que diz respeito a produções asiáticas. Em miúda achava aqueles desenhos animados pouco animados e muito tristes. Há pouco tempo alinhei a ver um filme chinês (ou seria japonês?) do ciclo Fantasporto e tanto eu como o Xico concordámos em sair muito antes de chegar a meio.

Dito isto, é claro que ontem, quando comprei bilhete para "Sedução, Conspiração", não fazia ideia que seria um produção assim tão achinesada.

Pensei: Ang Lee/Brokeback Mountain/filme em inglês.

Afinal, o filme é mesmo chinês. Falado em chinês por chineses.

Comecei a entrar em pânico.

Refém das legendas, não conseguia memorizar as caras das personagens nem associá-las aos nomes. O enredo escapava-me.

Mas...maravilhavam-me já as imagens.

Um jogo de mahjong, jogado a 8 mãos deliciosamente cuidadas. Um jogo de mulheres, jogado e filmado com uma rapidez de alta-competição.

A páginas tantas - páginas, sim, uma vez que tive que ler integralmente todas as legendas, e ainda me sinto capaz de dar um palpite na tradução que me pareceu ter algumas falhas - mas adiante, às tantas, comecei a perceber a história e pude deixar-me envolver.

Sonhos, vontade de crescer, patriotismo, sexo, dever, amizade.

Traição - como se define? Quem podemos trair? A quem devemos lealdade? blá, blá, blá, em suma: é um pouco longo MAS VALE A PENA, VÃO VER!

2 comentários:

jobé disse...

eu adoro filmes chineses. adoro a fotografia dos mesmos. como o tigre e o dragão: o segredo dos punhais voadores; a maldição da flor dourada. entre muitos outros que já vi. adoro as cenas de luta, as coreografias. entre tantas outras coisas.

Maria Brandão disse...

Experimenta a ver "In the mood for love" de Wong Kar Wai e ficarás fã definitiva do cinema chinês :) digo eu...