quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Bons conselhos

É uma rara característica, parece-me, este meu hábito de dar ouvidos aos conselhos que me dão. Por isso mesmo, esta tarde, apesar da chuva, fui passear pela cidade. Fui arejando as ideias na calçada molhada e, quando caiu uma tromba d´água, entrei no café mais próximo e almocei. Depois de arrotar suavemente marchei até à livraria e comprei o livro mais britney spears que encontrei, ou seja, o que me pareceu mais comercial e de mais fácil leitura - até tem as letras da capa impressas a cor-de-rosa e tudo.
Quando cheguei ao caixa a consciência começou-me a pesar: se é para leres essa coisa, mais valia comprares uma Nova Gente, sempre saía mais em conta! Não sei se foi por isso que juntei um muito maneirinho Charlas da Língua Portuguesa - alguns dos deslizes mais comuns de linguagem, de Cristóvão de Aguiar.

"Sei que existem blogues bem redigidos cujos autores utilizam uma linguagem limpa de insultos gramaticais e de farpas ortográficas. Não se pode exigir, porém, que uma despretensiosa escrita, quase diária, se transmude num texto de fino recorte literário. Não é escritor quem quer. O que se pede é muito mais simples: que a nossa língua (...) não seja tão maltratada como tem sido, tanto nos meios de comunicação social, como na boca de políticos, estudantes, doutores, ministros de educação, locutores da rádio e da televisão..."

2 comentários:

Maria Brandão disse...

vamos passar os serões de inverno a esmiuçar a língua portuguesa? podemos combinar: levas o cristóvão, eu levo a montenegro e a estrela e tá a festa feita :))

fizeste boa compra.CA tem razão, tanto no que se refere aos blogues, como à forma como maltratamos a nossa pobra língua (nós não, como é óbvio)

Miguel Bettencourt disse...

Sim senhora, estás uma Senhora blogger. :)