A história de Romeu e Julieta teria ficado tão famosa se, em vez de um final dramático, tivesse tido um final feliz?
Serão os melhores amores os que ficam por realizar?
olha que não sei... a bela adormecida, a branca de neve e outras que tal tiveram finais felizes e também permanecem na memória colectiva. acho que é mesmo a questão da história estar bem contada e agradar ao público alvo. num caso crianças, no outro os desiludidos da vida.
voltei a pensar no assunto: os melhores amores da literatura são os que se ficam pelos vapores da paixão e do arrebatamento. os melhores amores à séria são os que resistem às contas para pagar, às doenças de pele, aos maus humores, às noites mal dormidas, à estupidez dos filhos, aos problemas no trabalho, etc, etc. nada disso se vê nos grandes clássicos. donde concluo que a realidade não vende livros, é preferível uma grande dose de encantamento e um final trágico que impeça a monotonia do quotidiano de se instalar.
Essas questões aparecem nos grandes clássicos mas não como história principal, apenas como ruído de fundo que nos ajuda a engolir o enredo como verosímil :)
7 comentários:
Não, são os proibidos!
é isso mesmo. teria o titanic ganho tantos óscares se o di caprio ficasse vivo?
olha que não sei... a bela adormecida, a branca de neve e outras que tal tiveram finais felizes e também permanecem na memória colectiva.
acho que é mesmo a questão da história estar bem contada e agradar ao público alvo.
num caso crianças, no outro os desiludidos da vida.
O Titanic seria uma grande seca se isso não tivesse acontecido.
Mas que linda história de amor que foi.
Ai o que eu dava para estar agora a escarrar com a minha linda, tal como eles fizeram no filme...
snif, snif
Hum...não me lembrei da Branca de Neve nem da Cinderela...só de Romeu e Julieta, Tristão e Isolda e outros que tais!
voltei a pensar no assunto: os melhores amores da literatura são os que se ficam pelos vapores da paixão e do arrebatamento.
os melhores amores à séria são os que resistem às contas para pagar, às doenças de pele, aos maus humores, às noites mal dormidas, à estupidez dos filhos, aos problemas no trabalho, etc, etc.
nada disso se vê nos grandes clássicos.
donde concluo que a realidade não vende livros, é preferível uma grande dose de encantamento e um final trágico que impeça a monotonia do quotidiano de se instalar.
Essas questões aparecem nos grandes clássicos mas não como história principal, apenas como ruído de fundo que nos ajuda a engolir o enredo como verosímil :)
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