quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Quando não queres...

"tu quando nã queres, tás com´agora!"
Esta é uma expressão que ouço muitas vezes na minha terra. Significa que, quando queremos embirrar com alguma coisa ou recusar um pedido, às vezes optamos por enumerar todos os incovenientes da situação, ou explicar em que medida será praticamente impossível realizar as tarefas a) b) e c).
Tudo isto, claro, em vez de, simplesmente, responder "eh pá...não!"
Ex:
"- Olha, este sábado de manhã vens-me ajudar a cortar a relva de minha casa?
- Ouve, eu até ia, mas quando acordo cedo ao fim de semana a minha mulher fica zangada...e se eu não estou quando ela se levanta, fica mais zangada ainda...e o carteiro não vem, por isso tenho que ir comprar o jornal...
- Eh pá tu quando nã queres, tás com´agora!"

Assim estamos agora em Portugal. Todos os políticos resolveram censurar as palavras de Manuela Ferreira Leite quando sugeriu 6 meses sem democracia. Não estou a insinuar que a senhora tenha dito uma grande coisa, mas daí a fingirem todos que não perceberam que era IRONIA - figura cujo significado aprendemos em tenra idade - meus amigos, não há pachorra!!! Ou isso, ou temos uma cambada de políticos burros!! Ou ignorantes!! Ou que não foram à escola em pequenos!!!
Irra!

5 comentários:

Maria Brandão disse...

já dizia o outro que quem vai para a política é porque não sabe fazer mais nada. oops! salvo aquela excepção que tu bem sabes ;)

Poser´s Hunter disse...

Demagogia Política, parece-me a mim!

Anônimo disse...

Fiquei perplexo com o que ouvi ontem à noite na Antena 1 Açores, quando regressava a casa: a leitura de uma crónica de Cláudia Cardoso, penso que lida pela própria, acerca precisamente deste assunto.
Por momentos pensei estar a ouvir uma das intervenções de Hugo Chavez na rádio e televisão venezuelanas.
A forma como Cláudia Cardoso abordou o caso foi claramente uma exploração politico-partidária do mais rasca que já li ou ouvi.
Pá, qual de nós nunca ouviu na rua, no local de trabalho, no café, no banco, etc, uma expressão semelhante à que Manuela Ferreira Leite disse?

Anônimo disse...

Eh pá! Eu já sabia que a menina da rádio tinha uma voz competente e bonita... agora que a descobri aqui, fiquei tb a saber que tem uma escrita escorreita, agradável e crítica...
Já estava nas minhas favoritas das ondas hertzianas, agora já tenho o seu blogue nos meus favoritos de consulta diária... Vou estar atento, prometo.
Cumprimentos.

Ass: Aquele.

Pedro Lopes disse...

Cara "menina da rádio",

a minha leitura também foi nesse sentido; fizeram uma tempestade num copo de água.

Já se sabia que tudo o que diz um politico é alvo de apurado escrutinio. A descontextualização de frases só para serve para criar "ruído". Nada mais acrescenta.
Por isso é pena que se perca tanto tempo com estes episódios.