segunda-feira, 15 de setembro de 2008

tic tac tic tac: a hora M

Bem gostava de vos dizer que valeu a pena a pequena fortuna que gastei para assistir ao espectáculo da rainha da pop, mas não posso.
Para começar, as quase duas horas que passei na fila para entrar tiram a pica a qualquer um. E quando, finalmente, já conseguia ver o portão de entrada, comecei também a ouvir a Robyn. Ainda não eram oito - hora marcada para o início. Quando finalmente entrei, já a sueca perguntava: "are you ready for Madonna?". Ao contrário do que acontece em Ponta Delgada, ontem à noite não vi sueca nenhuma.
-OK - pensámos nós. "Vamos comer qualquer coisa que estas duas horas na fila gastaram o lanche que comemos antes de vir". E lá marchei em direcção às tascas, mesmo a tempo de arrebatar o ÚLTIMO pacote de batatas fritas. Dividido por mim e pelas minhas duas amigas, foi um fausto jantar. O que nos valeu foi a promoção da nestlé que distribuiu pacotes de cereais à entrada.
Bom, mas o que interessa agora é apanhar a Madonna.
...
A bela vista, com 75 mil pessoas empenhadas em ver um espectáculo que decorre num palco com dois palmos de altura, não é tarefa fácil.
Desisti rapidamente de ver o palco. Demasiado baixos - o palco, e eu que não conseguia ver sobre as cabeças daquela gente grande. E também o terreno com todos os declives, buracos e etc...

Contentei-me em olhar para um dos écrãs - o que acabou por se revelar a melhor opção, já que cada vez que a moçoila ia mudar de roupa espetava-nos com um video para nos entreter.

E a roupa? Pff. A minha tia da América mandava-me umas coisas mais engraçadas nas sacas de há uns anos. Não apareceu UMA fatiota minimamente comparável ao que vemos noutros espectáculos ao vivo da senhora. Parecia que tinha trazido o guarda-roupa B.

E a música? - perguntam vocês. Soube-me a pouco. Muito pouco.
Like a prayer surgiu com uma grande pica, sem dúvida; o mix vogue & 4 minutes teve piada, como também teve piada a muito ligeira inclusão do tic tac de 4 minutes no relógio de Hung Up. Permite manter presente que aquela é a digressão de Hard Candy.
La Isla Bonita é, na minha opinião, uma das piores canções da História da música, mas, neste ponto, reconheço que o problema é meu, já que cerca de 74.746 pessoas ficaram histéricas nessa parte.
Como não quero ser bota-abaixo, digo já que percebo perfeitamente que Madonna já não tenha paciência de cantar Papa don´t preach; Holiday; Like a Virgin; Crazy for you nem outras velharias do género, porque já as anda a cantar há...bué de anos.
E também percebo que não cante muita coisa de Confessions on the Dancefloor, uma vez que isso apenas serviria para acentuar as diferenças abissais entre esse grande disco (sem ironia) e esta demo actual.
E até percebo que já não cante muito. É verdade. Se alguém se tiver dado ao trabalho de contabilizar o tempo de concerto versus o tempo que Madonna realmente cantou, que me envie os dados por favor - tenho a certeza que a diferença foi considerável.
A mim o espectáculo pareceu-me apenas um monumento à sua boa-forma física. Suficiente para dançar mas não para articular voz & dança.
Se o último álbum revela preguiça criativa, o video de Give it to Me, por ex., parece viver de todos os videos feitos antes dele. E o espectáculo ao vivo parece viver de partes de uma carreira longa - não necessariamente as melhores.

5 comentários:

Maria Brandão disse...

Sueca a mais sueca a menos não interessa; uma nisca de fome não faz mal a ninguém, logo que não falte cerveja (havia?); um palco a poucos palmos do chão é uma afronta aos mais baixos; a roupa dela é sempre um bocado pirosa; La Isla Bonita é DE CERTEZA ABSOLUTA uma das piores músicas de sempre; queria chegar aos 50 e ter a boa forma física de M; pagar tanto dinheiro e sair defraudada é mesmo mt mau; não és a única a botar abaixo: essa tem sido a opinião da maioria. Pouca sorte :(

Anônimo disse...

Nem que me pagassem o triplo do que pagaste para ir ver esse concerto eu metia lá os pés!

Dasse! Aaquilo é só showoff, típico da M(erda)TV.

P.S. Desculpa a linguagem... podes bloquear o comentário. Compreendo.

Poser´s Hunter disse...

Chamar de música a qualquer coisa que essa "senhora" tenha feito já é ser muito amigo.

LoL

Anônimo disse...

Discordo, mas aceito do que aqui foi dito. Devemos Enquadrar numa concepção de teatro, espectáculo e futurismo. Na sua forma de concerto é pouco, na sua forma de espectáculo é muito.
A maioria gostou e falo apenas da critica, basta ler o Público, DN ou DD. É verdade que houve falhas: muita gente, pouca visibilidade para alguns, um ecrã que não parava com o vento etc. Mas Madonna, e toda a sua panóplia, esteve bem.
Não sou fã, mas há coisas que gosto, tal como gosto de sigur rós, metallica, L. Choen, Chemical B., jazz etc. A música é um espaço aberto e ao mesmo tempo fechado no gosto de cada um.
Respeito as opiniões aqui escritas, apesar de discordar de alguns pontos, que me parecem ser demasiado radicais.

Abraço e beijos e viva a diferença.

Rui Goulart

quedas.. só em patins disse...

No Parque da Bela Vista.. a minha Vista tb não foi mto Bela!
Palco anão, Gente alta e cabeçuda como o caraças, pá! Mas gostei na mma, até pq as minhas expectativas não eram mto elevadas. Faltou Crazy for you, Forbbiden Love (!!!!), Drowned world/ substitute for love e Paradise (not for me)... Enfim. Teria sido perfeito se nos tivéssemos encontrado (pa criticar as fatiotas da M)!! bjooo