segunda-feira, 30 de junho de 2008

"As meninas boas vão para o céu...


...e as más vão para todo o lado."


No mundo dos discos deve haver um ditado semelhante a este, do tipo: "Os maus discos vão para o top de vendas e os bons discos vão para as malas dos radialistas obscuros que andam perdidos nesse mundo de Deus."


"Satellite Party - Ultra Payloaded" é uma coisa que envolve Nuno Bettencourt, Perry Farrell e mais 2 ou 3 do mesmo género. Uma das cópias anda na minha mala dos discos, mas também tem passado muito tempo no meu carro. Outra das cópias anda da mala de discos de um dos meus colegas - o que me trouxe um exemplar das américas (há quem traga candinhos e há quem traga discos) e eu, pessoalmente, tenho pena que não haja por aí, exemplares que possam andar também nos rádios dos vossos carros.

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Crescer

Pelos vistos crescer não é coisa que me tenha acontecido só a mim.
Depois de uma semana a trabalhar na minha terra, confirmo uma coisa de que já me tinha apercebido vagamente: as outras pessoas da minha geração também estão a crescer e a amadurecer. Começam elas a ser os intervenientes culturais, políticos e sociais da ilha.
Pessoas com quem converso agora por motivos que há 15 ou 16 anos não nos passariam pela cabeça: profissionais.

E começamos - todos - a envelhecer um pouco. Nem queria acreditar na quantidade de cabelos brancos que vi hoje na cabeça daquele amigo com quem jogava basket. Nas rugas da minha amiga com quem fumava às escondidas. Em mais um que me diz: "vou-me divorciar".

E eles, o que pensam de mim? "Credo ela era um pau de virar tripas! Agora parece uma porquinha!" ou então: "Tinha muito mais pronúnica da Terceira quando andava no liceu" e também "por que será que não casou? será lésbica?" e ainda "minha nossa, onde será que ela corta o cabelo? alguém lhe terá dito que aquilo lhe fica bem?"

terça-feira, 24 de junho de 2008

Peço desculpa!

Isto é, realmente, inadmissível!, ficar tanto tempo sem aparecer e, como sabem, não é nada o meu género mas ando agora entre marchas e tascas e desfiles e touradas e concertos e festejos e entrevistas e gravações e telefonemas e mails e prontes, não tem dado!

Bjinhos a todos, tenho saudades vossas, a sério!

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Em tempo de Euro vale dizer tudo?

De acordo com o Ministério da Educação, os chumbos a Matemática na prova de aferição cairam para metade em apenas UM ano.

Não admira que, com o ambiente de estabilidade a que temos assistido na vida dos professores e com os bons exemplos de comportamento de alunos que têm vindo a público, tudo esteja a correr às mil maravilhas na educação em geral, e na Matemática em particular.

terça-feira, 17 de junho de 2008

Revista de Imprensa (ou: os políticos têm várias vidas)

Os habitantes de uma cidade romena preferiram votar no candidato que morreu logo no início da campanha em vez do que estava vivo- mesmo sabendo que o estavam a fazer. Alegaram que não queriam mudanças.


Eu já sabia que morrer era bom para os escritores mas afinal também dá para políticos.

Irlanda

Agora a sério, com tanto intelectual que há por essa Europa fora, nunca nenhum deles se tinha lembrado:
"Eh, pá! e se eles dizem que não? Que é que fazemos?"

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Ouvido de passagem

» Tou com ele desde os 15 anos...mas já uma vez saí de casa...a minha sogra fez "anredos"...ela deu-me umas coisas e depois disse que não me tinha dado nada...e eu fui ter com ela com um daqueles gravadores pequeninos e gravei a conversa e depois "amostrê-lhe" a ele...e ele pediu-
-me desculpas...mas ele já me tinha levantado a mão...mas foi só uma vez...eu não sou "comaminharmã" que já vai no segundo marido...mas eu "teno" dias que não "le" posso ver à frente. »

Flavours of Entanglement


Alanis. É o que tem andado no meu carro esta semana.

A crítica tem dito, na minha opinião, alguns disparates tipo: "falta raiva neste disco". Eu acho interessante que um crítico diga qual o sentimento que um músico deve expressar ou mesmo, em geral, sentir.


Achei ainda mais interessante que um dos críticos comparasse - se bem que pela positiva - o disco de Alanis ao disco de Scarlett Johnasson - "Scarlett Sings Tom Waits".

SCARLETT??

Porque raio um disco de Scarlett Johansson deveria ser comparado ao de Alanis? Scarlett lança um disco de covers de TOM WAITS e é o seu primeiro trabalho enquanto Alanis...bom, é Alanis.


Ah...já me lembro. Sua excelência, o crítico musical internacional, achou que dava seriedade ao seu trabalho usar as informações recolhidas nas revistas cor de rosa sobre a vida pessoal dessa gente e juntou os pontos: o ex namorado de Alanis anda agora com a Scarlett e por isso devemos comparar a música delas, dizendo que Scarlett, apesar de tudo, não tem a profundidade de Alanis. Faz sentido?


Nem todas as canções são feitas daquela pop que entra no ouvido de imediato, às vezes é preciso mastigá-las um bocadinho. Mas Alanis entrega o que prometeu: um disco pessoal em que encontramos as emoções tão humanas de quem destrói um castelo de cartas e se dedica a começar de novo.

domingo, 15 de junho de 2008


Saí cedo do concerto porque "amanhã é dia de trabalho".

Fui para o carro: pneu furado. SHIT.

Estamos no Pico da Pedra, quase não há luz e está um frio de rachar.

O Filipe tratou de tudo: pôs o macaco no lugar...e concluiu que o carro não levantava. Se calhar é porque o terreno é um pouco inclinado.

Tirámos o macaco.

Mudámos o carro de lugar.

Tornámos a pôr o macaco.

Nada.

O carro não levantava. O Filipe foi pedir um macaco emprestado e arranjou um grande, que parecia capaz de levantar um catrapilha. Mas não levantou o Jim (para quem não sabe o Jim é o meu carro).

Instalámos então o meu macaco debaixo de uma engrenagem qualquer quase debaixo do motor...e finalmente a roda estava no ar!

Instalou-se o pneu.

Tirou-se um dos macacos.

O outro estava agora escondido atrás da roda acabadinha de pôr.

Deitei-me no chão ao lado do carro, o Filipe deitou-se no chão na parte da frente: empurra, roda, desliza o ferro e agora eu puxo, rodo, deslizo ferro e passo outra vez para ti...

Demorámos mais de uma hora para trocar o raios-partam-do-pneu.


O Filipe ficou cansado, cheio de terra e graxa e, claro, gelado. Quando chegámos a PDL ele só queria um cigarro.

"Cristina, devolve-me os meus cigarros..."

"Er...hum...pois...eu pus os teus cigarros em cima do capot do carro...quando estávamos no Pico da Pedra...e deixei-os lá..."

quinta-feira, 12 de junho de 2008

No ginásio...

..entrou uma senhora para a sala de cardio.
Vinha completamente maquilhada: batom, eye-liner, rimel.

Fez exercício durante cerca de uma hora.
Quando terminou, continuava perfeitamente maquilhada.

Cruzei-me com ela ainda mais um vez: no balneário, estava ela a sair do duche...e continuava perfeitamente maquilhada.

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Para quem, como eu, trabalha nisto, a hipótese de virem cá os James é uma coisa em que pensar. Eu, vocês, e os nossos amigos em geral, sabemos muito bem quem são os James, já que eles andavam em força nos anos 90, quando nós andávamos no liceu. Mas os James não dão notícias desde 2001. Há 7 anos.

Ora, há 7 anos, os actuais jovens de 18 tinham...(deixa ver 18-7...) isso, tinham 11 anos. Ou seja, há todo um público que tem quer ser apresentado aos James, quanto mais não seja por uma questão de cultura geral.

Acham que estou a exagerar?

Vou-vos contar uma história:
Os Green Day (que deram à minha geração hinos como When I Come Around) estiveram afastados 4 anos - desde 2000 (com Warning) que não lançavam nada, até que, em 2004, surgiu American Idiot.
Os Green Day tinham feito pouco sucesso com Warning - o que quer dizer que apenas tinham conseguido vender para Disco de Ouro (e tiveram que se aguentar a fazer a primeira parte dos Blink 182, imagine-se). Muito mau
Dizia eu que eles estiveram afastados durante 4 anos e quando American Idiot se impôs ao mundo, eu conversei com o filho de um colega meu. O rapaz tinha uns 13 anos, gostava muito de música, em especial rock, e estava maravilhado com os Green Day...por isso, confiou-me a sua admiração:
- Este American Idiot dos Green Day é muito bom...principalmente sendo um primeiro disco.

Com toda a delicadeza, expliquei à criança que não, que eles já tinham uns anos...o rapaz olhou- -me com descrédito. Depois, lá se lembrou que a minha vida é mais ou menos isto e prometeu googlar os senhores. Nunca mais falámos no assunto.

Num mundo ideal...

...hoje tinha estrangulado uma das minhas colegas de trabalho...

...a outra safava-se só com 2 estalos...

terça-feira, 10 de junho de 2008


Depois de termos visto George Clooney como Batman...

...Gwyneth Paltrow em Iron Man...



...esperamos por Edward Norton como O Incrível Hulk...

segunda-feira, 9 de junho de 2008

A propósito do top de vendas de discos: reflexão

- os Moonspell vendem mais do que o Frank Sinatra
- as Docemania vendem mais do que a Madonna
- a Amy Winehouse vende mais do que a Amy Winehouse
- a Amy Winehouse vende menos do que a Amy Winehouse
- os 4 Taste vendem mais do que o Avô Cantigas
- o Tony Carreira vende mais do que os Linkin Park
- o Quim Barreiros vende mais do que os Linkin Park
- há uma cantora que se chama Deolinda *


(segundo os dados da Associação Fonográfica Portuguesa)

* Não é uma cantora, é um grupo.

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Adriana Calcanhotto no Teatro Micaelense


Nós (o público) gostámos tanto dela que houve um momento em que a aplaudimos só porque ela se chegou à beirinha do palco.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Manifestação de hoje organizada pela CGTP

Alguns manifestantes, como acontece nestas situações, falaram com as rádios. Retive estas duas declarações de manifestantes, a propósito do nosso 1º:

" Gostava de ser coveiro para o enterrar bem fundo e não cobrava nada à família."

"Ele estava bem era ao pé da Amália."

Violet Hill: o video

É o mais fresquinho dos Coldplay e, goste-se ou não dos Coldplay, de Chris Martin, da mulher ou do nome que escolhe para os filhos (Moisés e Maçã), a verdade é que vale a pena ver o video de Violet Hill.
Atenção: há 2 videos. Eu estou a falar da versão "dancing politicians".
Dá uma nova dimensão à ideia: "os políticos sentam-se nos gabinetes a orquestrar as guerras".

quarta-feira, 4 de junho de 2008

terça-feira, 3 de junho de 2008

Pareceu-me um pedido estranho: "um scotch americano se faz favor".

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Época Balnear

Para o bem e para o mal já aí está.
Eu já fui à praia 2 vezes mas não serviu para nada...ou quase: serviu para rapar frio e fazer um golpe num pé.

As zonas balneares não aprovadas nos Açores pela Comissão Europeia são:
- Pico: Cais do Pico e Zona Balnear de S. Roque
- Graciosa: Barro Vermelho e Praia
- Santa Maria: Anjos

domingo, 1 de junho de 2008

A propósito de Amy...



...já se mutilou à frente de jornalistas

...deixou-se filmar a consumir drogas

...já foi presa por suspeita de posse

...já foi presa por agressão

...bate no marido

...consome medicamentos para animais (para cavalos, por ex.)

...ameaça os fãs nos concertos dizendo que o marido lhes vai bater (quando sair da cadeia, claro)


A notícia do rock in rio é, verdade, o oposto do que tem sido comentado. Afinal de contas, ela até pediu desculpas por se ter atrasado e por estar afónica e, basicamente, por ter nascido. Não ameaçou ninguém. Não atirou nada ao público.


Se esses não são sinais de uma recuperação, então não sei o que será...