sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Chinese Democracy


AXL Rose andou uns 10 anos a prometer mais um disco.

Não haveria Slash nem McKagan nem Adler nem Stradlin nem mesmo Matt Sorum - apenas AXL da formação inicial e Dizzy (o 2º mais antigo que entrou em 90) mas não seriam esses pormenores que o impediriam de lançar mais um disco dos Guns n´Roses.


Os Guns foram em tempos aclamados como, por ex, a banda "mais perigosa do planeta" (para o público e para os seus elementos) mas o mais importante é que escreveram Welcome to the jungle; I used to love her; Sweet Child of Mine; November Rain; Patience e Don´t Cry.


Appetite for Destruction foi o meu primeiro CD.


AXL Rose era o meu fashion icon.


Por tudo isto, hoje, ainda não eram 9 da manhã já estava on-line para ouvir Chinese Democracy - aperitivo oficial para mais um disco.

Confesso que levo a coisa com ambiguidade: acredito firmemente que AXL não pode reconstruir os Guns sem o supra citado Slash - os Guns morreram - tal e qual estão mortos os Nirvana e os Queen - a única diferença é que, teoricamente é possível ressuscitar os Guns o que, nos outros 2 casos, não se aplica.

Mas, mesmo assim, estava curiosa.

E ouvi.

Se o que ouvi não é mau para uma qualquer banda hard-rock, para os Guns, não serve.

Guns é ter a música a abrir e a voz a abrir e conseguir ter as duas a abrir ao mesmo tempo. É pensar "que bem que esta gente toca" e, ao mesmo tempo, conseguir pensar "que voz tem este gajo".

A nova canção Chinese Democracy não permite este pensamento simultâneo.

É oficial: os Guns morreram.

2 comentários:

Anônimo disse...

Partilho do mesmo sentimento e da mesma opinião, mas em relação aos Stone Roses, a melhor banda de todos os tempos (enquanto durou a formação original...). :)
Ian Brown (voz) também tentou levar os Stones Roses para a frente sem John Squire (guitarra) e Reni (bateria), mas nunca mais foi a mesma coisa.

Anônimo disse...

Boa analise.... gostei. Os Guns Morreram, não tinham outro caminho sem Duff e Slash... Axl também está meio morto... longe muito longe...

S.Soares