terça-feira, 13 de abril de 2010

My Fair Lady


Ainda sou do tempo em que se respondia"senhora" ou "senhor" quando os pais chamavam. Fazia o mesmo com os meus tios e com os amigos lá de casa - nesse tempo, os "tios" eram os irmãos dos meus pais, e os amigos eram isso mesmo: "amigos" - ao contrário do que acontece hoje. O termo "amigo" parece ter caído em desgraça e somos todos "tios" dos filhos dos nossos amigos.

Mas voltemos às "senhoras" que é, evidentemente, o termo que me aborrece esta tarde. Do que eu gosto mesmo é que me tratem por tu porque me faz sentir pirralha. O você, embora pouco comum para os nossos lados, parece estar lentamente a ganhar terreno e, para ser sincera, não me incomoda, pelo contrário, parece-me uma bela maneira de demonstrar respeito duas vezes: por um lado, não nos damos às intimidades de quem andou junto na escola, por outro, diz que a outra pessoa é bastante jovem, portanto, senhor ou senhora não é coisa que tenha cabimento.

Que fazer, porém, quando dizemos a alguém que nos trate por tu e a pessoa não só ignora a possibilidade do você como insiste no senhora?

4 comentários:

Anônimo disse...

Pensas que o respeitinho é bonito e tu gostas? lol

Bjos

Cat

A vizinha disse...

Bolachas pla cara fora! :)

Maria Brandão disse...

dá-lhe um beijo na boca. vais ver como aprende ;)

ah, e diz lá se não gostas de ser "tia" daquela coisa linda chamada "Albino"?

rita disse...

eu tive de trabalhar uns anos com uma pessoa apenas 1 mês mais velha que eu que insistia em tratar-me por "a rita" e sempre na terceira pessoa, depois de concordarmos em tutear.
eu passei a tratá-la por "você". achei que já era bem mais do que ela merecia.
mas razão têm os espanhóis que são bem mais práticos nesta coisa do tutear.